top of page

A maternidade da Advogada

  • Foto do escritor: ASSECOM Assessoria em Comunicação
    ASSECOM Assessoria em Comunicação
  • 9 de mai.
  • 4 min de leitura
ree

Às 05:30 da manhã toca o despertador, tá escuro ainda, mas levanto vou fazer o café, aquele ovinho mexido com pão ou uma banana com aveia. Chamo minha filha pra não se atrasar pra escola, olho aquela pia com louça pra lavar, sendo que antes de deitar não tinha nada ali.

O marido levanta, vai cuidar dos cachorros, dos outros bichos e eu já estou pensando no cliente que tem um acordo pra receber hoje e no outro que vai trazer uns documentos que faltam pra ingressar com a Ação.

Deixo a criança na escola e as 7:36 já estou sentada em frente ao computador olhando as Publicações, checando sistema, prazos a cumprir, o que não deu tempo pra fazer ontem.

Às 8:00 a primeira estagiária chega, e eu penso, “começou, vamos lá”. Na sequência vão chegando os outros sócios, estagiários, clientes. Antes das 09:00 já tenho no mínimo 20 mensagens no Whatsapp e sei que durante o dia elas serão incessantes. Vou respondendo todas e olhando os e-mails. Fazendo petições simples de andamento, protocolando.

Às 9:40 ligação da escola, “sua filha está enjoada, perguntou se dá pra vir buscar”. Não dá. “Pede pra ela tomar água, vê se tem um Vonau na mochila, vou ver o que consigo”. Mensagem pro marido que já está na estrada a 150Km de distância, o avô está numa consulta médica, enfim, mando mensagem pra escola e peço pra ela aguentar um pouco, mas a minha cabeça já está lá na escola.

O cliente já chegou, vou atendê-lo e depois vou buscá-la.

O problema do cliente é complexo, ele está perdendo a casa, foi fiador de um amigo. É assalariado, 3 filhos uma mãe doente. OK, entendemos o problema vamos fazer sua defesa, mas ele precisa ser ouvido, se sentir acolhido, servimos uma água, aquele café gostoso, uma conversa, ele fica mais calmo, sabe da dificuldade, mas não se sente mais sozinho. Ok Contrato fechado. Já são 10:20. Tenho 30 minutos até o outro cliente. Vou buscar a filha na escola.

Na saída, uma estagiária tem dúvidas num Recurso, peço pra ela deixar separado que assim que chegar sento com ela pra explicar.

Vou pra escola, compro o remédio, deixo a criança com a avó, ou às vezes levo pro escritório o que der pra fazer mais rápido.

Chego no escritório de volta, a próxima cliente já me aguarda. Cliente antiga, tem empresa. Já entro com ela na sala. Adquiriu uns imóveis precisa regularizar, está feliz o filho vai casar, a empresa fechou bons negócios, precisamos fazer uns contratos e elaborar um Plano de Carreira pros funcionários. Mais um café. Vibramos com as suas conquistas. Ela saiu às 11:30.

Vou conversar com a estagiária que tem dúvidas. Sentamos juntas, olhamos o processo, separamos os itens, mostro a estrutura do Recurso, como ela organiza os tópicos, respondo as dúvidas e ela me diz que até o fim do dia estará pronto pra corrigir.

Às 12:00 sentamos pra almoçar, às vezes trazemos comida ou vamos no restaurante em frente. Converso com meus sócios, cada um fala um pouco, desabafo mesmo, às vezes rimos, às vezes não rsrsr, mas no geral a conversa sempre acaba numa piada, geralmente jurídica e partimos pro próximo período.

Mais clientes, mais whatsapp, mais fornecedores, contadores. O dia vai passando. Não consegui corrigir o recurso. Vai ficar pra amanhã.

Ligo pra casa pra saber da filha, a avó conta que ela está bem, dormindo ou vendo TV, celular, nessa hora a avó já conta alguma coisa da família, algum evento que vai ter, o avô está em casa, também quer falar um pouquinho, vamos lá e quando desligo o telefone, outro cliente me espera.

Às 18:30, quase todos já foram, normalmente só estamos os sócios, começamos a falar do dia seguinte ou de algo que tenha acontecido no dia de hoje. Apagamos a luz e fechamos a porta.

No carro, sozinha no silêncio, lembro que ainda tem inglês, Pilates, o que será que tem de janta?. Será que meu marido já chegou e fez? Vou pedir uma pizza.

Lembro de explicar outras coisas pra estagiária no dia seguinte, repasso os atendimentos dos clientes. Será que tem algo melhor que eu possa fazer por ele? Aqueles contratos e Planos de carreira podem ser úteis para outros clientes, já penso em alguns que podem estar precisando disso. Anoto pra ligar pra eles no dia seguinte.

E a noite chega pro descanso merecido de 6 horas. E amanhã começa tudo outra vez.

E assim, o que essa mulher advogada fez o dia todo foi MATERNAR.

"Maternar" é um verbo que pode ser entendido como o ato de cuidar, proteger e amar um filho, ou qualquer pessoa que se esteja a cuidar, de uma forma materna, com afeto e dedicação. É mais amplo do que apenas a maternidade biológica, envolvendo o amor, a preocupação e o cuidado que um progenitor ou cuidador oferece a uma criança.

FELIZ DIA DAS MÃES À TODAS MINHAS AMIGAS ADVOGADAS E À TODAS AS MÃES QUE MATERNAM NÃO SÓ PARA OS SEUS FILHOS, MAS MATERNAM À TODOS QUE BUSCAM UMA GENTILEZA DE MÃE.

*Autora Nathalia Freitas


 

 
 
bottom of page